12 softwares SIGs totalmente gratuitos

Alexandre Marques
Editado em nov 2023

Nós já listamos os principais software de produção de mapas temáticos, dentre os quais, a maioria é composta por softwares SIGs.

Se você já leu nosso artigo sobre Sistema de Informação Geográfica, sabe que nem só de produzir mapas vive um software SIG.

Na verdade, a representação cartográfica é apenas parte de um amplo resultado de coleta, edição, gerenciamento e análise de dados espaciais para gerar uma informação espacial, característica do Geoprocessamento.

Um software que cria mapas não precisa, necessariamente, ser um SIG, a exemplo do Philcarto ou Google Earth Pro.

Se você precisa trabalhar com Geoprocessamento e necessita de um software robusto que consiga suprir as funções de seu trabalho profissional ou acadêmico, já vêm à sua cabeça o QGIS ou o ArcGIS, certo?

Pois saiba que existem vários programas totalmente gratuitos e open source à altura desses dois softwares conhecidos, muitos dos quais já listados no artigo de produção de mapas temáticos.

Todos os softwares de Sistemas de Informação Geográfica listados aqui são bastante populares, gratuitos e grande parte, de código livre, permitindo que até você possa contribuir com melhorias para o software.

QGIS

Software SIG QGIS

Ainda chamado por muitos de Quantum GIS, seu nome anterior, o QGIS é um dos mais conhecidos softwares livres de SIG e seu uso vêm se expandindo pelo Brasil.

Ele permite visualizar, analisar e editar dados espaciais georreferenciados.

Foi iniciado por Gary Sherman, em meados de 2002 em C++ (linguagem de programação) e é totalmente multiplataforma, sendo instalado nos Sistemas Operacionais Windows, Linux, Mac OS X e sistemas UNIX.

O QGIS está disponível em vários idiomas, dentre os quais, o Português.

Uma de suas principais características, típicas de softwares livres, é a possibilidade de suporte à plugins, que podem complementar suas funções, aumentando a capacidade deste software SIG.

Os plugins podem ser desenvolvidos por qualquer pessoa, desde que saibam programar em C++ ou Python.

Ambas as linguagens de programação também são incluídas para criação de funções dentro do software SIG, assim como a linguagem SQL para manipulação de parâmetros do banco de dados do QGIS.

Além disso, o QGIS permite integração com outros softwares SIGs, como o Grass GIS e o PostGIS.

Como um software livre, o seu programa principal pode ser editado, sendo, devido à isso, bastante atualizado pela comunidade. 

Este software está em bastante crescimento pelo Brasil, depois de muito sucesso em outros países da América do Sul e será tema de vários tutoriais aqui na Geoaplicada.

gvSIG

Software SIG gvSIG

Alternativa de peso para os softwares SIGs, o gvSIG tem a sua disposição todo tipo de ferramentas para analisar e gerenciar informações geográficas, sendo totalmente livre, o que permite livre edição de seus códigos. 

O gvSIG  permite a aquisição, armazenamento, gerenciamento, manipulação, processamento, exibição e publicação de dados e informações geográficas, podendo trabalhar com diferentes formatos vetoriais e raster, bases de dados e serviços remotos.

Os dados suportados pelo gvSIG são shapefile, arquivos CAD (DXF e DWG), arquivos de textos com coordenadas separadas por vírgula (csv), tabelas DBASE, ACCESS e outras com coordenadas, bancos de dados ARCSDE, além de muitos outros.

Ele também permite trabalhar com formatos de imagens diversos como TIFF, IMG, LAN, BIL, ECW, MrSID, BIP, BSQ.

O gvSIG tem versões desktop e mobile disponíveis em português, podendo ser instalado nos Sistemas Operacionais Windows, Linux (incluindo Android), Mac OS X, IOS e permite, ainda, a emulação em Java no Sistema Operacional FreeBSD e sistemas Unix.

Grass GIS

Software SIG GRASS GIS

O Grass GIS é um poderoso software de código aberto usado para gerenciamento e análise de dados espaciais, processamento de imagem, produção de gráficos e mapas, modelagem espacial e visualização.

O GRASS é multiplataforma, aceitando os Sistemas Operacionais Windows, Linux, Mac OS X, FreeBSD e Sistemas Unix.

Ele pode ser instalado juntamente com o QGIS, estendendo suas capacidades ao integrar às ferramentas do QGIS.

A limitação fica por conta do idioma, não disponível em Português.

SPRING

Software SIG SPRING

Desenvolvido pela Divisão de Processamento de Imagens do INPE, o SPRING é um software gratuito que foi tornado open source a partir de maio de 2018, sendo atualizado e mantido pela própria DPI do INPE até 2019, quando foi descontinuado. O Spring era um dos softwares SIGs mais utilizados por acadêmicos brasileiros e ainda pode ser baixado em versões não atualizadas.

Ele permite a análise, edição, manipulação e gerenciamento de dados espaciais, com destaque para ferramentas de Processamento Digital de Imagens.

As últimas versões disponíveis do SPRING podem ser instaladas nos Sistemas Operacionais Windows, Linux e Mac OS X, podendo ser baixado a partir de um cadastro gratuito no site.

Udig

Software SIG Udig

O Udig é um software SIG para o acesso, edição e visualização de dados espaciais.

O Udig pode ser usado como uma ferramenta autônoma ou como uma extensão de outros softwares, como o DIVA GIS, por exemplo.

Além disso, assim como o QGIS, permite a instalação de plugins para aumento de suas funções.

O Udig é multiplataforma, possuindo versões para Windows, Linux e Mac OS X, suportando o idioma inglês.

TerraView

Software SIG Terraview

O TerraView manipula dados vetoriais (pontos, linhas e polígonos) e matriciais (grades e imagens), ambos armazenados em SGBDs relacionais ou geo-relacionais de mercado.

O TerraView é um software SIG gratuito, totalmente em português e foi desenvolvido pela Divisão de Processamento de Imagens do INPE, a mesma que desenvolveu o Software SIG SPRING, listado acima. Na verdade, o Terraview é o substituto do SPRING que, como já mencionado, foi descontinuado em 2019 pela DPI-INPE.

Ele permite, assim como como o Udig e QGIS, a instalação de plugins, que são desenvolvidos pela própria DPI do INPE ou por terceiros, aumentando suas funções.

SAGA GIS

Software SIG SAGA GIS

Ou Sistema de Análises Geocientíficas Automatizado, O SAGA GIS é um programa SIG totalmente livre, usado para editar dados espaciais em diversos formatos, que foi desenvolvido pelo departamento de Geografia Física da Universidade de Göttingen, na Alemanha.

SAGA GIS é encontrado apenas em inglês e executável nos Sistemas Operacionais Windows, Linux e FreeBSD.

Assim como o Udig e GRASS, possui integração com o software SIG QGIS.

SoPI

Software SIG SOPI

O SoPI (Software de Processamento de Imagens) é um software que atua fortemente no Processamento Digital de Imagens.

Foi desenvolvido pela Comisión Nacional de Actividades Espaciales (CONAE) da Argentina, a partir da biblioteca de software geoespacial SuriLib.

O SOPI é um software livre que permite visualizar, processar e analisar imagens de sensoriamento remoto, podendo ser instalado nos Sistemas Operacionais Windows e Ubuntu Linux a partir da versão 14.04, no idioma espanhol.

A CONAE da Argentina disponibiliza mais informações sobre o SoPI neste link.

DIVA GIS

Software SIG DIVA GIS

É um software SIG para mapeamento e análise de dados geográficos totalmente gratuito, podendo ser utilizado autonomamente ou integrado em outros softwares SIGs.

O DIVA GIS é instalável no Sistema Operacional Windows e encontrado na versão em inglês. Você pode baixar dados geográficos juntamente com o Software aqui.

OpenJUMP GIS

Software SIG OpenJump

O OpenJUMP GIS é um Sistema de Informação Geográfica (SIG) de código aberto escrito na linguagem de programação Java, sendo desenvolvido e mantido por um grupo de voluntários de todo o mundo.

Com ele é possível ler e gravar arquivos shapefiles, bem como vários outros formatos vetoriais através de plugins, como GML , JML , CVS , OSM , DXF e PostGIS, além de bancos de dados espaciais.

Possui suporte para imagens (TIFF , JPEG , BMP , PNG , FLT , ASC , JP200 e ECW) e para serviços web WFS e WMS.

O OpenJUMP é encontrado em Português, além de vários outros idiomas e pode ser executado nos Sistemas Operacionais Windows, Linux, Mac OS X e Sistemas UNIX.

VisualSIG

Software SIG VisualSIG

É um software SIG com componentes de apoio e suporte à decisão (DSS), baseado em tecnologias e componentes Open Source, ou seja, é totalmente livre.

O VisualSIG Foi desenvolvido pela Aldape e destaca-se pela sua interface integralmente em português.

Suporta diversos formatos vetoriais (ESRI Shapefile, MDB, GDB, ArcSDE, Através de plugin adicional, Coberturas ArcInfo, KML, KMZ, Base de Dados Microsoft SQL Server 2008,  PostGIS, MySQL, SQLite) e matriciais (TIFF, GeoTIFF, ECW, Grid ArcInfo, Serviços de Mapas Web, WMS, WFS) de dados.

Kosmo GIS

Software SIG Kosmo

Tendo como base o OpenJUMP, O Kosmo é o primeiro software SIG corporativo gratuito, distribuído sob licença GNU / GPL.

Ele possui as seguintes versões:

  • Kosmo Servidor: que trabalha com raster Mapping Server e vector;
  • Kosmo Desktop: Desktop SIG com recursos de consulta, edição e análise dados espaciais;
  • Kosmo Thin Client: plotter cartográfico para a conexão com o OGC Standards – Serviços Baseados;
  • Kosmo Móvel: Software SIG para dispositivos móveis.

O Kosmo está disponível nos Sistemas Operacionais Windows e Linux, em diversos idiomas.

Alexandre Marques

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Coautor da Geoaplicada.

9 respostas para “12 softwares SIGs totalmente gratuitos”

    • Olá Cirano. O QGIS é uma ferramenta que permite fazer uma série de análises espaciais, inclusive as que você citou, se você possuir o dado espacial para importar nele. Densidade populacional é um dado que você pode gerar a partir de planilhas do IBGE (população e área), assim como a renda que também consegue no IBGE. Então você precisa primeiro baixar esses dados para depois trabalhar com a espacialização deles no QGIS.

  1. Boa tarde,

    Atualmente estou na função de Coordenador de Habitação e Regularização Fundiária no Município de Dias d’Ávila – Ba. Estamos buscando um sistema de geográfico para nos ajudar no desenvolvimento do trabalho em nosso Município. Gostaria de saber qual desses sistemas gratuitos vocês indicam para que possamos realizar um trabalho de regularização fundiária.

    • Olá Marcelo, quaisquer dos programas SIGs mencionados podem te ajudar. A recomendação fica para o QGIS que é estável e um dos mais conhecidos no mundo. Além disso, possui muito material de aprendizado disponível na internet.
      Abraço.

  2. Gostaria de me especializar no uso dos SIGs, pois trabalho no Sector Público, precisamente na Gestão de Resíduos Sólidos no Município de Boane – Maputo (Moçambique). Sou formado em Geografia, todavia pelo facto de ter estado por muito tempo na docência, não pude aperfeiçoar estas ferramentas indispensáveis no dia-a-dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *