16 softwares populares para criar mapas temáticos

Alexandre Marques
Editado em nov 2023

Você já deve ter ouvido falar ou mesmo utilizou algum software de mapeamento, como o QGIS, por exemplo.

Afinal, você veio aqui para buscar referências sobre esses programas de cartografia.

Os mapas são importantes no atual cotidiano das pessoas, que a todo momento utilizam informações espaciais para se locomoverem e se localizarem.

A medida em que as viagens se tornaram mais acessíveis, tecnologias de mapeamento surgiram com o objetivo de melhorar ainda mais a nossa locomoção.

O Google Maps é um ótimo exemplo do quão acessíveis os mapas se tornaram, isso sem contar com os equipamentos de GPS de carros, que ajudam na locomoção em ambientes desconhecidos.

Além dos benefícios gerais, o mapeamento é um processo importante em muitas áreas do conhecimento, especialmente em Geografia, Geologia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharias (como nas áreas de cartografia, agrimensura, engenharia de trânsito, engenharia civil, etc), seja no âmbito da pesquisa acadêmica ou da utilização profissional deste.

Para isso, muitas instituições ou profissionais autônomos se utilizam de softwares para a criação de mapas e outras funções de SIG (Sistema de Informações Geográficas), além de PDI (Processamento Digital de Imagens).

Um questionamento que existe é se é possível fazer mapas temáticos com softwares de ilustração, mas é simples responder na medida em que se sabe dos elementos fundamentais de um mapa, com a qual softwares de ilustração não conseguiriam lidar.

Portanto, softwares SIG ou de cartomática são necessários para criar mapas temáticos, mais que simples ilustrações.

Abaixo uma apresentação dos principais softwares de criação de mapas, a maioria possuindo funções avançadas de SIGs e Processamento Digital de Imagens (PDI), agregando ainda mais funções no gerenciamento de dados espaciais.

QGIS

QGIS

É um dos principais representantes gratuitos Open Source dos softwares de SIG, considerado um dos SIG’s livres mais utilizados no mundo.

Ele permite visualizar, analisar e editar dados espaciais georreferenciados, seja nos sistemas operacionais Windows, Linux, MacOS ou FreeBSD, sendo portanto, um software multiplataforma.

O QGIS, antigo Quantum GIS, permite criar mapas a partir de camadas em formato Raster ou Vetorial, com suporte à diferentes tipos de extensões de imagens. Além de conter versões online do conjunto de soluções SIG.

Características do QGIS

Uma das principais características do QGIS é a utilização de plugins integrados que permitem estender suas funcionalidades.

Como software de código aberto, desenvolvedores do mundo todo podem não apenas editar os códigos principais do software, como contribuir no desenvolvimento de plugins com determinadas características, aumentando o poder de utilização deste poderoso programa SIG.

Formatos

O QGIS interpreta inúmeros formatos de dados, tais como Shapefiles, Geopackage, TIFF, DXF, KML, KMZ Coverages, etc.

É uma poderosa alternativa em SIG e em diversas outras funções do conjunto de soluções em Geotecnologias, por sua capacidade estendida pelos plugins e interação com outras plataformas SIG, como o Grass GIS, por exemplo, ou de aplicações livres com funções de mapeamento, como o MapServer. Além da já incluída estrutura de SIG do próprio QGIS.

Além disso, por ser livre é amplamente atualizado e modificado elevando ainda mais as capacidades de soluções do software.

ArcGIS

ArcgIS

É um poderoso software SIG proprietário, criado pela ESRI (Environmental Systems Research Institute) que permite a criação e utilização de mapas, análise e gerenciamento de informações geográficas, além de dispor de uma grande infraestrutura de dados e mapas na Web.

Ele é multiplataforma, podendo ser instalado nos sistemas operacionais Windows, Linux e MacOS, além do Solaris da Sun Microsystem.

O ArcGIS é entendido como uma plataforma composta pelo ArcGIS Online, ArcGIS Desktop, ArcGIS Enterprise, ArcGIS for Developers, ArcGIS Living Atlas of the World e ArcGIS Apps, além de conter diversos aplicativos, que vão desde o gerenciamento de dados até a modelagem e construção 3D.

A nova geração do SIG ArcGIS Desktop se chama ArcGIS PRO.

Basicamente, tudo o que envolve a manipulação de geodados pode ser feito com a plataforma da ESRI, sendo uma poderosa alternativa para praticamente todas as soluções em Geotecnologias.

O grande problema é que as licenças não são gratuitas, como o QGIS, nem tão pouco baratas, mas você pode baixar a versão Trial do ArcGIS de forma gratuita e ter acesso ao ArcGIS Online e ao ArcGIS Pro Desktop por 21 dias.

A praticidade desse software e sua ampla gama de soluções o faz ser muito utilizado no universo dos softwares SIGs, principalmente nos ambientes corporativos.

gvSIG

gvSIG

É um software SIG de código livre e multiplataforma, financiado pela comunidade europeia e que dispõe de funções para aquisição, armazenamento, gerenciamento, manipulação, processamento, exibição e publicação de dados e informações geográficas, podendo trabalhar com todo tipo de formatos, vetoriais e raster, bases de dados e serviços remotos, tendo a sua disposição todo tipo de ferramentas para analisar e gerenciar informações geográficas.

O gvSIG está dividido nas versões Desktop, Online e, assim como o QGIS, a Mobile, sendo esta última a primeira solução mobile de sistemas de informação geográfica totalmente livre, podendo ser editado e utilizado para estudos em toda a sua estrutura.

O gvSIG ainda conta com a vantagem de ser totalmente livre, podendo ser amplamente atualizado e modificado sempre que necessário.

TerrSet

Terrset

É um software de sistema de informações geográficas (SIG) e processamento de imagens, que inclui o conhecido IDRISI, comportando os seus módulos SIG, Processamento digital de Imagens e diversos outros módulos.

O TerrSet é um poderoso software de modelagem de sistemas e monitoramento geoespacial.

Suas principais funções são de Análise Geográfica e Processamento de Imagens, Análise e Modelagem de Superfícies, Análise de Séries Temporais e Detecção de Mudanças, Análise de Risco e Vulnerabilidade; Apoio a Decisão tipo Multi-Critério / Multi-Objetivo, Suporte API (Application Programming Interface), além de diversas funcionalidades.

O TerrSet, como já mencionado, inclui os módulos de SIG e PDI do conhecido IDRISI, sendo portanto um poderoso concorrente em soluções de Geotecnologias tanto para plataformas livres, como o QGIS, quanto para privadas, como o ArcGIS.

A aquisição do TerrSet não é gratuita e só pode ser instalada em sistemas operacionais Windows. Para adquiri-lo você pode entrar em contato com a distribuidora do software no Brasil, a Sulsoft.

SPRING

SPRING

É um SIG (Sistema de Informações Geográficas) com uma poderosa função de processamento de imagens, análise espacial, modelagem numérica de terreno e consulta a bancos de dados espaciais.

Foi desenvolvido pela Divisão de Processamento de Imagens do INPE e já atingiu usuários de toda a América do Sul.

O SPRING é um software gratuito, como QGIS e gvSIG, e foi atualizado e mantido pela própria DPI do INPE até 2019, quando foi descontinuado.

No entanto, ainda é possível baixar as últimas versões do SPRING, que pode ser instalado em sistemas operacionais Windows e Linux, totalmente em português.

O destaque do SPRING vai para sua ferramenta de PDI.

Grass GIS

GRASS GIS

É um conjunto de software de Sistema de Informações Geográficas (SIG) de código aberto e usado para gerenciamento e análise de dados geoespaciais, processamento de imagem, produção de gráficos e mapas, modelagem espacial e visualização.

Possui uma integração com o QGIS em diversos níveis, permitindo ao QGIS utilizar muitas funcionalidades do Grass GIS, estendendo, assim, suas capacidades.

O Grass GIS é multiplataforma, sendo executável gratuitamente no Windows, MacOS, Linux e FreeBSD, porém somente no idioma inglês.

TerraView

Terraview

O TerraView manipula dados vetoriais (pontos, linhas e polígonos) e matriciais (grades e imagens), ambos armazenados em SGBDs relacionais ou geo-relacionais de mercado.

O TerraView é um software SIG gratuito e totalmente em português e foi desenvolvido pela Divisão de Processamento de Imagens do INPE, a mesma que desenvolveu o SPRING.

O TerraView é um software livre, multiplataforma que, igualmente ao QGIS, possui plugins para melhoria de suas capacidades, como por exemplo o TerraEdit, que permite a edição de planos de informação vetoriais e a edição dos atributos descritivos associados aos elementos vetoriais.

E o TerraPrint, plugin que permite diagramar documentos para serem impressos contendo mapas visualizados no TerraView.

Vários outros plugins podem ser instalados no TerraView, sendo originários da própria Divisão de Processamento de Imagens do INPE ou de terceiros.

Mapinfo

Mapinfo

É um software SIG proprietário bastante conhecido que permite aos usuários visualizar, analisar, editar, interpretar, compreender e produzir dados espaciais, além de possuir compatibilidade com sistemas de software externos.

Permite diversas extensões de imagens, formatos de dados e integrações com os principais banco de dados espaciais como Oracle, PostGIS, SQL Server, SQLite e GeoPackage.

O Mapinfo só foi produzido para sistemas operacionais Windows e pode ser adquirido através do site da própria produtora do software, sendo encontrado apenas no idioma inglês.

Google Earth Pro

Google Earth Pro

Software gratuito a partir de 2015, desenvolvido pela Google que permite visualizar imagens de satélite em alta resolução espacial (adquiridas por empresas que comercializam imagens).

Realiza cálculos de áreas e superfícies, visualização de edificações em 3D, vetorização sobre as imagens, inserção de pontos de GPS, elaboração de mapas temáticos, dentre outras funcionalidades.

O Google Earth Pro não é livre, apesar de gratuito, é atualizado e modificado pela Google e é instalável em sistemas Windows, Linux e Mac OS, podendo ser encontrado no idioma português.

Ele não é um software SIG como a maioria dos listados neste artigo, mas pode ajudar de forma fácil na elaboração de mapeamentos para vários projetos acadêmicos ou profissionais. Também tem um grande potencial de utilização no ensino de Geotecnologias.

Um outro detalhe sobre o Google Earth Pro é que ele permite exportar imagens de satélite em alta resolução, mas não é possível manipular suas bandas espectrais ou obter seus metadados.

Ainda que sejam suficientes para alguns projetos, esta limitação é uma desvantagem em alguns tipos de mapeamentos, principalmente aqueles que utilizam o Processamento Digital de Imagens.

Você pode baixá-lo aqui  e consultar os termos de uso do Google Earth e de seus recursos aqui.

ERDAS Imagine

Erdas Imagine

O Erdas é um software SIG desenvolvido atualmente pela Hexagon bastante conhecido por seu sistema de Processamento Digital de Imagens (PDI). Versões anteriores dele já estavam no mercado desde 1978!

O Erdas possui os visualizadores e alguns plugins gratuitos, mas seu pacote principal de gerenciamento de dados espaciais é proprietário, além de ser exclusivo de Sistemas Operacionais Windows.

Udig

Udig

Como grande parte desta lista, o Udig é um software SIG de licença pública (GPL), ou seja, um software livre que pode ser modificado e utilizado gratuitamente para diversos fins.

O Udig é multiplataforma, possuindo versões para Windows, Linux e Mac OS, suportando o idioma inglês.

Ele possui integração com softwares externos como complemento (como no caso do GRASS GIS), além de trabalhar com vários formatos de dados, dentre os quais Shapefiles, PostGIS, WMS, etc.

SAGA GIS

SAGA GIS

Ou Sistema de Análises Geocientíficas Automatizado, é um SIG robusto, de fácil aprendizagem e totalmente livre, assim como o QGIS, o Grass e o Udig.

foi desenvolvido pelo departamento de Geografia Física da Universidade de Göttingen, na Alemanha e pode ser usado para editar dados espaciais em diversos formatos.

O SAGA GIS é encontrado apenas em inglês e executável nos Sistemas Operacionais Windows, Linux e FreeBSD, além de permitir integração com o software SIG QGIS.

Ele pode ser baixado neste link.

SoPI

SOPI

O SoPI (Software de Processamento de Imagens) é um software SIG que atua fortemente no processamento digital de imagens.

Foi desenvolvido pela Comisión Nacional de Actividades Espaciales (CONAE) da Argentina, a partir da biblioteca de software geoespacial SuriLib.

O SoPI é um software livre que permite visualizar, processar e analisar imagens de sensoriamento remoto, podendo ser instalado nos Sistemas Operacionais Windows e Ubuntu Linux a partir da versão 14.04, no idioma espanhol.

Têm suporte à vários arquivos como GeoTiff, Fast, CEOS, ALOS, NOAA AVHRR, DIMAP, JPEG, PNG, BMP, Shapefile, KML, GPS eXchange, além de serviços web (como WMS e GoogleMaps, por exemplo).

DIVA GIS

DIVA GIS

Como QGIS, gvSIG, SAGA, Udig e Grass, é mais um software SIG para mapeamento e análise de dados geográficos totalmente livre, instalável no sistema operacional Windows e encontrado na versão em inglês.

Você pode baixar dados geográficos juntamente com o Software aqui.

VisualSIG

VisualSIG

É um software SIG com componentes de apoio e suporte à decisão (DSS), baseado em tecnologias e componentes Open Source, ou seja, é totalmente livre, sendo mais um nome de peso no conjunto de ferramentas SIG, assim como os já mencionados QGIS, gvSIG, SAGA, Udig, Grass e DIVA.

Foi desenvolvido pela Aldape e destaca-se pela sua interface integralmente em português.

Suporta diversos formatos de dados, podendo ser visualizados aqui.

Philcarto

Philcarto

O PhilCarto é um programa de cartomática, automatizando os processos de desenvolvimento de mapas temáticos.

Este software, desenvolvido por Philippe Waniez, é totalmente livre e executável nos Sistemas Operacionais Windows e Mac OS X.

O Philcarto não é um software SIG, como QGIS e ArcGIS, por exemplo, não possuindo, portanto, sistema de georreferenciamento, trabalhando apenas com Cartomática.

O Philcarto possui dois módulos, um básico (BASIC) e um avançado (PRO), o básico permite a elaboração de mapas e o avançado realiza análises mais profundas a partir do cruzamento e exploração das variáveis e da base cartográfica.

Para baixá-lo gratuitamente e nos idiomas Português, Inglês, Francês e Espanhol, você deve se cadastrar no site do desenvolvedor, aqui.


Endereços de Imagens

QGISgvSIGTerrSetGrass, Mapinfo, GE ProErdasUdigDivaPhilcarto

Alexandre Marques

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Coautor da Geoaplicada.

28 respostas para “16 softwares populares para criar mapas temáticos”

  1. Olá. Sou iniciante sem muita experiência com programas profissionais. Atualmente uso o google Earth para fazer mapas de áreas rurais, mas direto o google fecha inesperadamente e daí perco todo meu trabalho.
    Precisava de um software que tivesse ferramentas para desenhar áreas com medidas e que também pudesse exportar para algum app com navegação para poder conferir in loco as medidas e divisões de áreas rurais.

  2. Olá, estou querendo baixar o mapa urbano da minha cidade editável, pra separar por bairro.
    E poder também imprimir para referência na pregação, da minha igreja.
    Qual vcs me indica.?

    • Olá Isack, os dados de bairros nem sempre estão disponíveis para download, depende muito do município. Sugerimos que veja nosso vídeo sobre Fontes de dados de limites de bairros e vetorização no QGIS (https://youtu.be/ADCErdUQ2Ks?si=sUhIahe7YLjX1Ksk). Estando com o dado espacial, você pode manipulá-lo no QGIS para gerar mapas.

  3. Olá, trabalho na area de Seguraça Pública e gostaria de mapear pontos com coordenadas para cadastrar pessoas. Somente nomes e um breve relato. Quando tirar a coordenada ja sai o endereço.

  4. Olá, gostaria de saber se algum desses serviria para criar mapas de locais fechados. Sou professora e quero trabalhar com os alunos a possibilidade de fazer um mapa da escola.

    • Olá Maria, a lista acima são, na maioria, de softwares SIGs, sendo assim, eles têm a referência espacial como componente base dos trabalhos gráficos.

      Você precisa responder se o que você quer envolve localização, ou seja, posicionar a escola em relação a outros pontos e geometrias. Se sim, quaisquer dos softwares SIGs listados acima podem te ajudar. Com recomendação para o QGIS.

      Se o que você quer é apenas estruturar e posicionar os elementos internos da escola (Salas, cozinhas, áreas de convivência, etc) entre eles, acho que é mais recomendado um software de design, como o SketchUp, Autocad ou mesmo softwares de ilustração como o Inkscape.

      Especifique melhor o que você quer fazer e posso te recomendar mais algumas ferramentas.

      Abraço.

  5. Boa tarde
    Procuro um substituto para o ArcGIS server, que seja mais intuitivo e de preferência free para disponibilizar a base cadastral de um município poderia me ajudar?

  6. Presto serviço para uma empresa de Viação Rodoviária e eles estão querendo um mapa com todas as linhas que eles fazem. Gostaria de Saber se tem um software em que eu jogue os nomes das cidades da linha e ele gere a rota. E posteriormente se tem como eu publicar esse mapa em uma pagina na internet.

    Desde já agradeço

    • Olá Neto, o Google My Maps consegue fazer isso sem problemas, estou para lançar um artigo-tutorial sobre o My Maps ainda essa semana, mas você pode pesquisar pelo Youtube que consegue achar materiais sobre ele.
      Abraço.

  7. Oi Jocilene! Adoro seu canal no YouTube e seu blog! Quero dizer-te que concordo com sua postagem, mas só ressalto um aspecto: é possível fazermos mapas com softwares de ilustração sim! Podemos ir além e considerar que o mapa e o mapeamento não são produtos exclusivos dos SIGs, afinal, já haviam mapas antes dos SIG existirem! Há ótimos exemplos que fazemos aqui na UFRRJ. Saudações geográficas!

  8. Boa noite!
    Sou arquiteto e necessito editar e mesclar mapas antigos (imagens bitmap, por exemplo) e mapas atuais (imagens Google Maps) para ilustrar uma dissertação de mestrado.
    Qual seria o melhor software?

    • Boa noite Adailton, todos os SIGs mencionados conseguem trabalhar com dados, eles só precisam estar georreferenciados. No QGIS você consegue abrir a imagem do Google Maps (google road) através do plugin Quickmapservices, veja este vídeo e adapta para sua necessidade: https://www.youtube.com/watch?v=oxBZ2v7xcDs. No caso dos mapas antigos precisa georreferenciar antes para que eles fiquem no mesmo lugar que o do Google. Esse processo de mesclar para eu te ajudar precisa ser melhor detalhado.

    • Olá Samuel, quaisquer dos programas SIGs (Sistemas de Informação Geográfica) mencionados são capazes de mapear. A recomendação fica para o QGIS, que é o SIG livre mais conhecido e, portanto, com mais materiais de aprendizado disponíveis na internet.
      O canal da Geoaplicada tem bastante conteúdo sobre o QGIS, clique no banner vermelho à direita que vc tem acesso a ele.

  9. Qual vcs recomendam para ter um mapa para as pessoas consultarem de preferência pelo celular..bem simples …assim ó: teria marcadores no mapa e ao clicar no marcador ele mostraria linhas ou manchas de calor delimitando uma área correspondente aquele marcador…Qgis ou google Earth? Obrigado

    • Olá Oscar! Para quem não tem familiaridade com o SIG, o Google Earth é melhor, mas também tem o My Maps que é fácil de utilizar. A versão para celular do QGIS, o QField, necessita de um maior conhecimento de SIG. Ainda sobre seu comentário, estes que citei permitem inserir e visualizar pontos, linhas e polígonos. Se você quer enviar o mapa já finalizado apenas para visualização, pode utilizar o QGIS cloud.

  10. Olá.
    Trabalho na área de saúde pública e sou totalmente leigo no assunto.
    Gostaria de gerar mapas de uma cidade de SP, com focos de determinada doença, com demonstração de possiveis contactantes, manchas de calor, como a doença se delimita em certas regiões, qual o “caminho” que ela percorre no mapa, etc.
    Qual software vocês me recomendariam para esse tipo de aplicação, lembrando que precisa ser de facil aprendizado para alguém de outra área?
    Obrigado!

    • Alexandre, sugiro voce usar o google earth pro. Estou pelejando para aprender o ARCGIS para conseguir sair de um mestrado. No meu caso, nao tem jeito, preciso dele. Porem recomendo a qualquer um usar o google porque é muito facil de usar. Coloque alfinetes nos pontos em que a doença foi detectada e sugiro alterar as cores destes alfinetes para indicar os meses sucessivos (use cores degradê).

    • Olá Alexandre,
      Na minha opinião, o software mais fácil de se utilizar é o Google Earth, pois sua interface se assemelha um pouco a do google maps. Com ele é possível criar pontos, linhas e áreas, o que pode ser útil para seu trabalho. Uma grande vantagem do Google Earth é a integração com o google maps através do recurso MyMaps do google, que permite que você importe o mapa para a internet, disponibilizando-o para todos. Agora, se você precisa de uma ferramenta mais completa sugiro o QGis. Ele é similar ao ArcGis e é de graça! Com ele você pode criar atributos nas camadas(Pontos , linhas e poligonos), e com isso criar mapas temáticos para melhor visualização e análise de dados.

      Espero ter Ajudado

    • Boa noite, lhe recomendo o Qgis, pois é o mais usado no mundo inteiro e totalmente gratis, procure no youtube por qgis mapas saúde publica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *