Criando mapa de calor no QGIS (mapa de Kernel)

Jocilene Barros
Editado em mar 2023

Se você tem um conjunto de pontos e deseja facilitar a visualização da densidade destes pontos, você pode criar um mapa de calor (heat map), também conhecido como mapa de Kernel.

Mapa de calor ou Kernel

O mapa de kernel é muito útil na análise espacial, permitindo a visualização dos locais com maior intensidade de determinado fenômeno pontual, a partir da avaliação de sua distribuição no espaço.

É bastante usado na área de saúde (epidemiologia) e em estudos sociais, por exemplo.

A maior parte dos softwares SIGs como QGIS e ArcGIS permitem a criação do mapa de calor facilmente e neste tutorial em vídeo você aprenderá a criá-los a partir do QGIS.

Para elaborar um ou mapa de kernel no QGIS, é necessário que você possua um arquivo vetorial do tipo ponto e que ele esteja em um sistema de coordenadas planas.

Nas novas versões do QGIS você encontra a ferramenta ‘Mapa de Calor’ indo no menu ‘Processar’ e depois em ‘Caixa de Ferramentas’. Veja o vídeo abaixo

Se gostou, aproveite e se inscreva em nosso canal, estarei sempre postando tutoriais de SIG com QGIS por lá. 🙂

Jocilene Barros

Doutoranda em Ciência do Sistema Terrestre pelo INPE. Bacharel e Mestre em Geografia pela UFRN.

22 respostas para “Criando mapa de calor no QGIS (mapa de Kernel)”

  1. Olá! Muito bom o tutorial para a criação de mapas de densidade Kernel.

    Eu gostaria de saber se no QIS há alguma função parecida e que me permita criar mapas de calor utilizando como entrada uma camada de linhas. A ideia é criar um heatmap que indique os trajetos mais frequentes em uma pequena cidade.

    Agradeço desde já!

  2. Olá, parabéns pelo conteúdo!

    Estou criando um mapa de calor para polígonos, mas quando transformo para pontos perco essa informação da área pois existem polígonos grandes e pequenos (o polígono muito grande se transforma em um ponto só, assim como o polígono de menor tamanho).
    Teria alguma forma de representar em relação a área?

    • Olá Daniel! Se você criar um centroide ele só vai extrair um ponto mesmo, uma alternativa é associar a área a algum valor e incluir na tabela de atributos do ponto e usar o peso do valor para gerar o mapa de kernel. Você também pode usar outro tipo de mapa, como um mapa quantitativo (ordenado ou de símbolos proporcionais).

  3. Olá, parabéns pelos seus tutorais, me ajudam bastante.

    Estou fazendo um mapa de densidade de kernel para vítimas fatais da área urbana de Manaus, porém, o resultado é sempre um círculo branco no meio. Fiz os cálculos do raio a partir das médias das médias, e do desvio padrão e projetei em coordenadas planas. E o resultado é o mesmo.

    Na tabela de atributos as coordenadas estão em graus decimais – formato número. Gostaria de saber se tem alguma interferência.

    • Olá Isabela, obrigada! Provavelmente a camada não está em coordenadas planas. Você precisa exportar ou reprojetar pelo menu Vetor e definir o SRC do projeto igual ao dessa nova camada gerada, depois utilizar a ferramenta do Kernel.

  4. Boa tarde, parabéns pelo vídeo!
    Tenho algumas dúvidas em relação a criação das classes do kernel… Elaborei uma mapa de kernel dos eventos de inundação do município X, depois criei apenas 3 classes de legenda (baixo, médio e alto). Os valores dessas classes foram definidas a partir de um histograma no próprio Qgis, por ex: baixo 0-9; médio: 10-30 e alto:>30.

    É correto utilizar os histogramas para melhor definir essas classes no kernel?

    • Olá Eduarda, você tem que inserir um valor em graus decimais ao invés de metros na opção do raio. Por ser mais complicada essa conversão, é muito mais vantajoso converter o arquivo para um sistema de coordenadas planas.

  5. Olá, antes de mais nada gostaria de parabenizar pelos vídeos. São bastante didáticos e seu canal já fica aqui nos meus favoritos para tirar alguma dúvida que eu tenho. Entretanto tem uma duvida aqui que está me atormentando.
    Estou tentando gerar um mapa de Kernel com diversos pontos para representar a distribuição de massa corporal da população em determinada região. Cada participante teve sua massa medida e a ideia é identificar áreas onde a concentração de pessoas com o massa corporal maior que determinado valor.

    Usei o mapa de Kernel e utilizei a a massa corporal para atribuir um peso a cada ponto. Para a representação do mapa utilizei a inversão do gradiente de cores e a função cumulativa. Entretanto, analisando o resultado verifiquei que algumas áreas ficaram sem sentido.

    Grupos de pelo menos 5 pessoas com alto valor de massa corporal ficaram representados com cores mais frias, outras pessoas mais agrupadas com valor de massa mais normal ficaram agrupadas em zonas de áreas mais quentes. Em outras áreas o resultado ficou dentro do esperado.

    Você sabe dizer o porque isso ter acontecido ? Alguma sugestão de análise adicional ou outra análise ? Muito obrigado.

    • Olá Renato, verificou se o projeto e a camada estão em coordenadas planas? No caso da camada precisa reprojetar o dado, não adianta mudar só nas propriedades. Verifica também se a coluna do shapefile que está utilizando como referência para o peso é numérica, se for textual não dá certo.

  6. Prezada Jocilene
    Em primeiro lugar, agradeço por toda sua contribuição à cerca do uso da ferramenta do Qgis.
    As aulas do seu canal estão realmente me ajudando muito.
    Uma pergunta: é possível importar um mapa em Pdf para o Qgis. Seria um mapa com poucas referências de pontos.

  7. Prezada,
    Primeiramente gostaria de agradecê-la pela disponibilidade do conhecimento, parabenizá-la pela didática e pedir mais uma informação acerca do mapa de calor, por gentileza , se possível.
    Estou desenvolvendo um mapa em que há numa determinada região agrupamentos de pontos que representa um determinado evento; porem, dentro de alguns desses agrupamentos existem tambem pontos que estão exatamente sobre os outros, em que varios eventos ocorreram num mesmo par de coordenadas, em alguns casos chegando a cinco eventos. Assim, gostaria de saber se tem como acentuar, intensificar, a cor desses pontos com mais de um evento dentro dos agrupamentos em que isso ocorreu?

    • Obrigada Alexsandro. Você pode criar um peso para o ponto a partir de uma coluna na tabela de atributos e indicar a coluna ao executar a ferramenta. Por exemplo, ao invés de inserir 5 pontos, inserir um ponto com peso 5. É importante atribuir pesos para os demais também… Outra opção é fazer um mapa de símbolos proporcionais ao invés de densidade de kernel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *